Sábado – Pense por si

Países Baixos registam primeira morte por infeção do coronavírus

06 de março de 2020 às 11:28
As mais lidas

Homem de 86 anos estava internado no hospital Ikazia, em Roterdão. Fonte do contágio desta vítima é desconhecida.

Os Países Baixos anunciaram hoje a primeira morte devido à epidemia do novo coronavírus, com a morte de um idoso que estava hospitalizado em Roterdão (sul).

"Um homem de 86 anos, internado no hospital Ikazia, em Roterdão, infetado com Covid-19, morreu hoje", disse o Instituto Holandês de Saúde Pública e Meio Ambiente, em comunicado.

De acordo com o instituto, a fonte do contágio desta vítima é desconhecida.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países.

Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.

Além de cerca de 3.000 dos mortos terem sido registados na China, há vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.