Sábado – Pense por si

Pablo Iglesias, o político que "cavalgou contradições" para chegar ao poder

Cátia Andrea Costa 13 de novembro de 2019 às 07:00

O professor universitário de rabo-de-cavalo e sem gravata tornou-se líder do Podemos depois de ser peça fundamental do movimento de Indignados em Espanha. Mas a vida política, com muitas controvérsias, começou no seio familiar e no bairro operário que abandonou já estava na liderança do partido.

O dia 15 de maio de 2011 é um dos mais importantes da vida de Pablo Iglésias. Foi nesse dia que nasceu o chamado movimento dos Indignados espanhóis, que levou para as ruas de várias cidades espanholas milhões de pessoas insatisfeitas com as medidas de austeridades aplicadas no país para enfrentar a crise financeira. O 15-M foi também o berço do Podemos, o partido político liderado pelo professor universitário de rabo-de-cavalo que agora chegou a vice-presidente do governo de Espanha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.