Sábado – Pense por si

Os portugueses que salvam vidas no Mediterrâneo (vídeo)

Sara Capelo
Sara Capelo 15 de setembro de 2017 às 07:00

Na terra, no ar ou no mar, resgatam migrantes, protegem as fronteiras europeias e identificam redes de tráfico de seres humanos

Os nove militares da GNR que patrulham as águas próximas da ilha grega de Kastellorizo, a apenas 2 quilómetros da costa turca, vêem os migrantes chegar em embarcações de borracha muito frágeis com lotação de 10 pessoas e que trazem entre 40 e 60; os adultos – na maioria homens – sentados sobre os flutuadores, as mulheres e as crianças no centro. Vêm enjoados, desidratados e querem saltar depressa para o robusto semi-rígido da Guarda, o que pode pôr todos em risco. As operações de transbordo (desde 1 de Maio e até 8 de Setembro, resgataram 214 crianças, 114 mulheres e 169 homens) podem demorar horas, muitas vezes com as crianças a chorar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.