Sábado – Pense por si

Ocasio-Cortez revela que foi vítima de agressão sexual

A congressista falava sobre o ataque ao Capitólio quando pediu desculpa aos amigos e familiares pelo que ia revelar. "Não o sabe muita gente", disse.

Alexandria Ocasio-Cortez falava sobre o ataque ao Capitólio, no Instagram, quando revelou que no passado foi vítima de abusos sexuais. Esta segunda-feira, com uma emissão em direto na rede social, a democrata pediu desculpa aos amigos e familiares pelo que ia revelar. "Não o sabe muita gente", disse. "Sou sobrevivente de uma agressão sexual".

Alexandria Ocasio-Cortez
Alexandria Ocasio-Cortez Getty Images

A congressista falou sobre o assunto, sem entrar em detalhes, enquanto narrava a experiência que viveu durante a invasão do Capitólio. Os casos, não relacionados, deixaram traumas.

Ocasio-Cortez defendeu que os republicanos que tentam menosprezar o ataque ao Capitólio, a 6 de janeiro, a relembram as "táticas dos abusadores". "Dizem-nos para seguirmos em frente, que não é importante, que devemos esquecer. São as mesmas táticas utilizadas por abusadores", afirmou. Nos dois dias que antecederam a marcha dos seguidores de Donald Trump, a congressista sentia "vontade de vomitar devido ao medo" do que pudesse ocorrer.

Sobre as cinco horas que viveu dentro do Congresso falou emocionada. Contou como se escondeu na casa de banho enquanto ouvia um homem a gritar: "Onde é que ela está?". Nesse momento, revelou, pensou que ia morrer.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.