Sábado – Pense por si

Obrigado, Dona Eunice

Ricardo Santos
Ricardo Santos 15 de abril de 2022 às 14:32

Eunice Muñoz morreu hoje aos 93 anos. Com mais de 80 anos de carreira artística, a atriz portuguesa marcou o teatro, o cinema e a televisão em Portugal.

Foi Joana d’Arc, Banqueira do Povo, Morgadinha dos Canaviais, Mãe Coragem ou a Dama das Camélias. Brilhou nos palcos, no cinema e na televisão ao lado das grandes estrelas nacionais: João Villaret, Amélia Rey Colaço, Ruy de Carvalho ou Vasco Santana. Interpretou os autores mais consagrados, de Shakespeare a Dumas, passando por Tchekhov e Tennessee Williams. Foi dirigida pelos mestres que ajudaram a fazer a história da representação em Portugal, como Leitão de Barros, Ribeirinho, João Lourenço ou Filipe La Féria. A alentejana da Amareleja, nascida numa família de atores e de artistas de circo, morreu hoje aos 93 anos, mais de 80 destes dedicados a ser atriz, a criar personagens, a transmitir emoções e a fazer cultura em Portugal. Presidente da República, Primeiro-Ministro e Ministro da Cultura já reagiram. Está confirmado um dia de luto nacional.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.