No pior cenário, EUA terão 500 mil mortes por Covid-19 até ao final de 2020

No pior cenário, EUA terão 500 mil mortes por Covid-19 até ao final de 2020
Diogo Camilo 24 de abril de 2020

Previsão de mais de 20 especialistas indica que pico de mortes nos EUA deve acontecer apenas no início de maio. País chegou esta sexta-feira às 50 mil vítimas mortais e pode alcançar o milhão de casos na próxima semana.

Um modelo que juntou 21 especialistas em saúde pública prevê que os Estados Unidos tenham, até dezembro, mais de 100 mil mortes por Covid-19, no melhor dos cenários, e mais de 500 mil vítimas no seu pior.

Todas as semanas desde fevereiro que a Universidade de Massachusetts tem vindo a juntar estimativas sobre o futuro do novo coronavírus no país, em termos de casos, hospitalizados e mortes. E, embora as previsões não sejam precisas, são vitais para entender como a pandemia está a comportar-se, embora o seu poder seja limitado - dada a quantidade de novos dados e circunstâncias que variam a cada dia.

Na previsão da passada semana, investigadores apontavam que os EUA chegariam às 45 mil mortes no início de maio e perto das 75 mil no início de junho. No entanto, esta sexta-feira, já foi ultrapassada a barreira das 50 mil vítimas mortais no país.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais