Sábado – Pense por si

Milhares de pessoas nas ruas na Bolívia contra eventual reeleição do Presidente

11 de outubro de 2017 às 07:25
As mais lidas

Pessoas querem "respeito" pelo referendo que ‘chumbou’ uma reforma que permitiria a Evo Morales disputar novo mandato.

Milhares mobilizaram-se na terça-feira na Bolívia contra o que consideram uma tentativa de reeleição por tempo indeterminado do Presidente, e pediram respeito pelo referendo que ‘chumbou’ uma reforma que permitiria a Evo Morales disputar novo mandato.

As maiores concentrações foram registadas na capital, La Paz, e em Santa Cruz, no leste do país, mas houve manifestações em pontos tão distintos como Cochabamba (centro), Sucre (sudeste), Potosí e Oruro (ambas no oeste).

Os protestos coincidiram com a celebração dos 35 anos da democracia na Bolívia, um processo que começou em 10 de outubro de 1982 com o Presidente Hernán Siles Zuazo, após um longo período de ditaduras que se estendeu por 18 anos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.