Sábado – Pense por si

Jovem de 14 anos admite ser responsável por fogos em Marselha

O jovem admitiu às autoridades ser o responsável por vários incêndios que ocorreram este verão na zona de Marselha, em França

Um jovem de 14 anos admitiu às autoridades ser o responsável por vários incêndios que ocorreram este verão na zona de Marselha, em França, com as autoridades a referirem que o detido evocou "tédio e ociosidade".

O jovem, que confessou ser fascinado pelos bombeiros, foi detido em flagrante pelas autoridades quando tentava provocar um incêndio perto da comunidade de d'Aubagne.

O detido disse às autoridades que causou cerca de 20 focos de incêndio no verão, que devastaram cerca de 300 hectares de vegetação entre o final de Julho e Setembro.

O procurador de Marselha, Xavier Tarabeux, afirmou que o jovem, que vive com a mãe, evocou "tédio e ociosidade", referindo que no primeiro incêndio utilizou um foguete e nos restantes um isqueiro.

Um dos incêndios mais graves ocorreu nas proximidades de d'Aubagne, a 19 de Agosto, e mobilizou mais de 600 bombeiros, com as chamas a provocarem a interrupção da circulação ferroviária, afectando mais de três mil pessoas nas estações de Marselha, Nice e Toulon.

Vários incêndios violentos queimaram milhares de hectares de floresta no sudeste da França e da Córsega durante o verão.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.