Sábado – Pense por si

João Lourenço: os dilemas do "exonerador implacável"

Tiago Carrasco 24 de novembro de 2018 às 08:00

O Presidente de Angola, que inicia visita oficial a Portugal dia 22, tirou o poder a 230 pessoas, exige o dinheiro roubado ao país. Mas a crise e os velhos vícios do MPLA lançam dúvidas sobre a sua governação

É sempre assim: em épocas de chuva intensa, como em Março passado, o passeio diante do Hospital Pediátrico David Bernardino, no centro de Luanda, fica congestionado. Dezenas de mães esperam, sentadas ou deitadas, pela recuperação dos filhos afectados pela malária ou outras doenças. Os médicos e enfermeiros atendem mais de 400 casos por dia, com três a cinco óbitos. Oito meses depois, as mães que continuam no passeio em frente ao hospital são o reflexo da principal queixa em relação ao Governo: o abandono dos mais pobres.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.