Sábado – Pense por si

Javier Milei vai usar IA para combater o crime. É preciso que seja usada "de forma ética e eficaz"

Beatriz Rainha com Leonor Riso 25 de agosto de 2024 às 10:00

O receio da implementação da inteligência artificial na prevenção de crimes tem gerado medo e controvérsia apesar da Argentina não ser único país a ter este tipo de segurança. Hugo Costeira acredita que pode ajudar a direcionar o trabalho da polícia.

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a criação de uma unidade que utilizará inteligência artificial (IA) para prever crimes, analisando dados históricos e utilizando reconhecimento facial para identificar suspeitos. A medida, que visa antecipar ameaças e movimentos de grupos criminosos, gerou preocupação entre especialistas e organizações de direitos humanos. O especialista em segurança Hugo Costeira diz à SÁBADO que ferramenta pode ajudar a direcionar a atividade policial. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso