A cidade de Taiji foi palco do primeiro leilão de carne de baleia desde que o país retomou, ao fim de mais de 30 anos, a pesca da baleia para fins comerciais.
A cidade de Taiji, no oeste do Japão, foi palco do primeiro leilão de carne de baleia desde que o país retomou, na segunda-feira, ao fim de mais de 30 anos, a pesca da baleia para fins comerciais.
A carne leiloada hoje - cerca de 66 quilos - pertence a uma das duas baleias capturadas por uma frota de pesqueiros que ao início da semana saíram de Kushiro, na ilha de Hokkaido, para a primeira caça à baleia em mais de três décadas.
Apesar de uma chuva de críticas, o Governo nipónico retomou na segunda-feira a pesca de baleias para fins comerciais, seis meses depois de ter anunciado a sua retirada da Comissão Baleeira Internacional (CBI).
Taiji, que afirma ser o lugar onde teve origem a caça à baleia no Japão, está no centro das críticas de ativistas ambientais devido aos seus métodos de caça, retratados no documentário "The Cove", vencedor de um Óscar nessa categoria em 2009.
Além da frota de Kushiro, três outras embarcações partiram do porto de Shimonoseki, na costa leste, para iniciar uma campnha baleeira de seis meses.
O Japão tornou-se membro da CBI a 21 de abril de 1951 e tinha respeitado até agora a moratória à caça comercial acordada em 1982, embora organizações de defesa os animais afirmem que o país praticou clandestinamente a caça comercial ao abrigo de programas científicos.
O Departamento de Pescas japonês estabeleceu para este ano uma quota de captura de 227 baleias.
Japão realiza primeiro leilão de carne de baleia após retomar caça comercial
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?