Forte erupção vulcânica do Stromboli provoca um morto

Lusa 03 de julho de 2019
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de abril
As mais lidas

Duas grandes explosões levaram turistas a fugir da ilha após a erupção. Montanhista morreu e um acompanhante seu ficou ferido.

Uma forte erupção na ilha vulcânica de Stromboli, no arquipélago italiano das Eólias, ao norte da Sicília, provocou a morte de uma pessoa, anunciou esta quarata-feira a imprensa italiana.

O Stromboli é um vulcão ativo, mas a erupção de hoje foi particularmente impressionante, de acordo com os meios de comunicação italianos.

"Foi como estar no inferno, com uma chuva de fogo a cair do céu", testemunhou o padre da ilha, Giovanni Longo, citado pelas agências de notícias italianas.

Segundo ainda os meios de comunicação, um montanhista morreu e um acompanhante seu ficou ferido, mas os bombeiros não confirmaram essa informação imediatamente.

De acordo com relatos dos ‘media’, os turistas fugiram da ilha após a erupção, enquanto outros se protegeram nas habitações.

De acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica (INVG), duas grandes explosões ocorreram hoje, na vertente sul-central da cratera do vulcão, por volta das 16h46 locais (15h46 em Lisboa).

As explosões foram precedidas por fluxos de lava "de todas as bocas ativas do vulcão", projetando uma nuvem de fumaça de dois quilómetros de altura, acrescentou o INVG.

Um dos aviões dos bombeiros na cidade siciliana de Messina, responsável pela região do Stromboli, não foi capaz de lidar com os incêndios causados pela erupção devido à grande quantidade de fumaça, de acordo com relatos dos ‘media’ italianos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais