Sábado – Pense por si

Incêndios no Canadá cobrem Estados Unidos de cinza e fumo

Márcia Sobral
Márcia Sobral 07 de junho de 2023 às 21:28
As mais lidas

Autoridades de saúde estão a recomendar o uso de máscara. Situação pode manter-se até sexta-feira.

No Canadá a época de incêndios começou "excecionalmente cedo" e está já a causar estragos incalculáveis. No país já arderam cerca de 3,3 milhões de hectares, mais de 120 mil pessoas ficaram desalojadas e os danos estão já a atravessar fronteiras.

REUTERS

Nos Estados Unidos, doze estados tiveram de acionar alertas devido à fraca qualidade do ar registada em algumas localidades. Por precaução, as autoridades estão a pedir aos habitantes que permaneçam dentro de casa e reduzam ao máximo as saídas ao exterior de forma a evitar a inalação de partículas nocivas.

Segundo avança aReuters, a situação deverá manter-se pelo menos durante quinta e sexta-feira, pelo que está já a ser recomendada a utilização de máscaras de forma a "limitar os riscos daqueles que sofrem de doenças respiratórias".

Com o intuito de proteger os mais novos, algumas escolas optaram por cancelar as atividades ao ar livre, a prática desportiva e os passeios ou visitas de estudo. Como o ano está a chegar ao fim, algumas instituições tiveram que se adaptar e passar as festas de finalistas para recintos fechados.

Já em Nova Iorque estão a ser partilhadas centenas de imagens da cidade submersa numa nuvem de cinza onde, devido à densidade do fumo, praticamente não se avistam arranha-céus.

A situação está a ser de tal ordem preocupante que, esta manhã, a qualidade do ar da cidade que nunca dorme encontrava-se pior que a capital da Índia, habitualmente reconhecida pelo excesso de poluição.

Preocupados, são muitos os norte-americanos que estão a correr para as lojas à procura de purificadores de ar e máscaras de uso individual, levando assim à rotura destes produtos.

Artigos Relacionados