Incêndio de fábrica no Japão põe em risco produção automóvel do mundo inteiro

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de março de 2021 às 08:00

A incapacidade de uma fábrica em produzir um chip que custa alguns cêntimos pode travar a venda de centenas de milhares de carros. Toyota, Nissan e Honda temem efeitos de incêndio em fábrica de chips semicondutores.

Segundo o efeito da borboleta teorizado pelo matemático Edward Lorenz, uma borboleta bater as asas pode estar na origem de um tufão, semanas mais tarde. Este princípio que faz parte da teoria do caos tem por objetivo mostrar como até o mais pequeno acontecimento pode influenciar a longo prazo os acontecimentos futuros. Neste caso o bater de asas da borboleta é substituído por uma falha elétrica numa fábrica e o tufão pela paragem de um terço da produção automóvel mundial. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso