Sábado – Pense por si

Guterres condena ataque em Londres e pede união de esforços

04 de junho de 2017 às 21:34
As mais lidas

O secretário-geral da ONU condenou o ataque terrorista que provocou no sábado sete mortos e 48 feridos em Londres e pediu colaboração internacional para que se faça justiça

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou neste domingo com firmeza o ataque terrorista que provocou no sábado sete mortos e 48 feridos em Londres e pediu colaboração internacional para que se faça justiça. Guterres manifestou o seu desejo de que "os responsáveis por esta violência injustificada sejam encontrados rapidamente e levados à justiça", informou o seu porta-voz, Stephane Dujarric, em comunicado.

O secretário-geral solidarizou-se com os cidadãos e com o Governo do Reino Unido "na luta contra o terrorismo e o extremismo violento". Esta luta global, disse, "obriga a comunidade internacional a unir esforços para levar à justiça os que utilizam tácticas desumanas".

Guterres defendeu também a defesa e promoção de "valores fundamentais, direitos e princípios que os terroristas tentam fervorosamente debilitar", apresentou condolências às famílias dos sete mortos e desejou uma rápida recuperação dos 48 feridos, 36 dos quais continuam hospitalizados, 21 em estado crítico.

Os autores do ataque de sábado atropelaram pessoas com uma carrinha na London Bridge e esfaquearam outras, depois de saírem do veículo, em Borough Market, antes de serem abatidos pela polícia.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.