Sábado – Pense por si

G20. Indonésia apela ao fim da guerra enquanto a Rússia descarta críticas

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 08 de julho de 2022 às 11:17

Lavrov saiu da sala enquanto o homólogo ucraniano falou por videochamada. EUA apelaram à Rússia para que deixe a Ucrânia exportar os seus cereais, mas mais uma vez o ministro russo não estava na sala.

A Indonésia - país anfitrião do G20 este ano - apelou aos ministros dos Negócios Estrangeiros presentes nos encontros desta semana para ajudar a pôr fim à guerra na Ucrânia. Enquanto isso, Sergei Lavrov, o ministro russo, acusou o Ocidente de desperdiçar a oportunidade de resolver os problemas da economia mundial, por estar concentrado a fazer críticas "frenéticas" ao conflito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.