Sábado – Pense por si

França opõe-se à proposta da Comissão Europeia sobre herbicida glifosato

Este herbicida é classificado como cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde.

O governo francês vai opor-se à proposta da Comissão Europeia que pretende prolongar por cinco anos a licença de utilização do herbicida glifosato, admitiu hoje o ministro do ambiente Nicolas Hulot.

"A França tem como posição os três anos", disse o ministro francês à rádio RMCsublinhando que se a proposta for diferente Paris vai "votar contra".

A Comissão Europeia vai propor na quinta-feira aos países membros o prolongamento durante cinco anos, sendo que a licença para a utilização do herbicida expira no próximo dia 15 de dezembro.

Há mais de um ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou este herbicida como "carcinogénio provável para o ser humano e carcinogénio provado para animais de laboratório".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.