As autoridades do Qatar afirmaram que sabiam que o ataque ia ocorrer e que não houve nenhuma vítima, uma vez que a base tinha sido anteriormente evacuada.
O Irão afirmou ter atacadas as forças americanas estacionadas na base aérea de al Udeid, no Qatar. O anúncio foi feito na televisão estatal com uma legenda onde foi afirmado que o ataque era "uma resposta poderosa e bem-sucedida das forças armadas o irão à agressão americana".
Planet Labs PBC
Pouco tempo antes das explosões o seu presidente, Masoud Pezeshkian afirmou nas redes sociais: "Não iniciámos a guerra nem a procurámos. Mas não deixaremos a invasão ao grande Irão sem resposta". Na manhã de domingo os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares iranianas e, no mesmo dia, Israel atacou o portão de uma prisão em Teerão famosa por ser o local para onde são enviados vários ativistas e oponentes políticos do regime.
As várias ameaças iranianas já tinham levado o Qatar a fechar o seu espaço aéreo.
Segundo as últimas declarações do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed Al Ansari, não existiram vítimas: "A base tinha sido evacuada anteriormente, seguindo as medidas de segurança e precaução estabelecidas, dadas as tensões na região". Majed Al Ansari também alertou para a escalada do conflito israelita na região e pediu "o fim imediato de todas as ações militares e um regresso sério à mesa de negociações".
As tensões entre os Estados Unidos e o Irão têm escalado rapidamente, apesar de representantes dos dois países terem mantido algumas conversações sobre o programa nuclear nos últimos meses, e estra segunda-feira Donald Trump sugeriu mesmo que pode haver uma mudança de regime no país: "Se o atual regime iraniano não for capaz de tornar o Irão grande novamente, por que vão haveria uma mudança de regime?", escreveu na sua rede social Truth Social. A Casa Branca já referiu que o presidente norte-americano "apenas levantou uma questão", mas as declarações não foram bem recebidas pelos iranianos que já recusaram negociar e ameaçaram retaliar diretamente contra tropas americanas ou contra os interesses americanos no Médio Oriente.
Apesar de a recente tensão e do possível ataque o Qatar mantém relações diplomáticas com Teerão além de partilharem um enorme campo de gás natural offshore.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.