Sábado – Pense por si

Irão atacou base aérea americana no Qatar 

As autoridades do Qatar afirmaram que sabiam que o ataque ia ocorrer e que não houve nenhuma vítima, uma vez que a base tinha sido anteriormente evacuada.

O Irão afirmou ter atacadas as forças americanas estacionadas na base aérea de al Udeid, no Qatar. O anúncio foi feito na televisão estatal com uma legenda onde foi afirmado que o ataque era "uma resposta poderosa e bem-sucedida das forças armadas o irão à agressão americana".  

Planet Labs PBC

Pouco tempo antes das explosões o seu presidente, Masoud Pezeshkian afirmou nas redes sociais: "Não iniciámos a guerra nem a procurámos. Mas não deixaremos a invasão ao grande Irão sem resposta". Na manhã de domingo os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares iranianas e, no mesmo dia, Israel atacou o portão de uma prisão em Teerão famosa por ser o local para onde são enviados vários ativistas e oponentes políticos do regime.  

As várias ameaças iranianas já tinham levado o Qatar a fechar o seu espaço aéreo.  

Segundo as últimas declarações do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed Al Ansari, não existiram vítimas: "A base tinha sido evacuada anteriormente, seguindo as medidas de segurança e precaução estabelecidas, dadas as tensões na região". Majed Al Ansari também alertou para a escalada do conflito israelita na região e pediu "o fim imediato de todas as ações militares e um regresso sério à mesa de negociações".

As tensões entre os Estados Unidos e o Irão têm escalado rapidamente, apesar de representantes dos dois países terem mantido algumas conversações sobre o programa nuclear nos últimos meses, e estra segunda-feira Donald Trump sugeriu mesmo que pode haver uma mudança de regime no país: "Se o atual regime iraniano não for capaz de tornar o Irão grande novamente, por que vão haveria uma mudança de regime?", escreveu na sua rede social Truth Social. A Casa Branca já referiu que o presidente norte-americano "apenas levantou uma questão", mas as declarações não foram bem recebidas pelos iranianos que já recusaram negociar e ameaçaram retaliar diretamente contra tropas americanas ou contra os interesses americanos no Médio Oriente.  

Apesar de a recente tensão e do possível ataque o Qatar mantém relações diplomáticas com Teerão além de partilharem um enorme campo de gás natural offshore. 

Artigos Relacionados