Sábado – Pense por si

EUA retiraram mais 6.800 pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas

Lusa 28 de agosto de 2021 às 16:46
As mais lidas

Desde 14 de Agosto, os Estados Unidos retiraram 111.900 pessoas do país, confrontadas com o avanço dos talibãs.

REUTERS/Stringer/File Photo

Os Estados Unidos retiraram 6.800 pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas em voos militares norte-americanos e da Aliança Atlântica, afirmou hoje fonte da Casa Branca.

Apesar da ameaça que paira sobre o aeroporto de Cabul de mais atentados terroristas como o que matou pelo menos 170 pessoas na quinta-feira, embarcaram 4.000 refugiados em 32 aviões norte-americanos e outros 2.800 saíram do Afeganistão em aviões da NATO.

Desde 14 de Agosto, os Estados Unidos retiraram 111.900 pessoas do país, confrontadas com o avanço dos talibãs.

A 15, o grupo de fundamentalistas islâmicos assumiu o controlo da capital, onde entraram sem resistência, depois de terem conquistado praticamente todas as províncias.

As novas evacuações acontecem depois de um avião não tripulado norte-americano ter matado um alegado dirigente do grupo Estado Islâmico em represália contra o atentado de quinta-feira ao aeroporto, que matou 13 soldados dos Estados Unidos, reivindicado pelo grupo terrorista.

O alvo do ataque do 'drone' seria alegadamente um estratega do grupo Estado Islâmico, embora o Pentágono não tenha indicado se foi parte ativa no planeamento do atentado ao aeroporto.

Na sexta-feira, os conselheiros de segurança nacional do Presidente norte-americano, Joe Biden, informaram-no de que os últimos dias dos militares norte-americanos nos Estados Unidos, cuja data de saída é dia 31, poderiam ser "os mais perigosos até agora" e que persiste a possibilidade de um novo ataque terrorista.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres