Sábado – Pense por si

EUA impõem sanções a oito bancos e 26 cidadãos da Coreia do Norte

Indivíduos sancionados operam, segundo o secretário do Tesouro, na China, Rússia, Líbia e Emirados Árabes Unidos.

Oito bancos e 26 cidadãos norte-coreanos vão ser punidos com sanções por ajudarem financeiramente o desenvolvimento do programa nuclear da Coreia do Norte. O anúncio foi feito pelo secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnunchin. 

"O alvo são bancos norte-coreanos e facilitadores de financiamento que representam os bancos norte-coreanos em todo o mundo", afirmou o responsável, acrescentando que a estratégia dos Estados Unidos passa pelo "isolamento total" da Coreia do Norte para obter adesnuclearização da península coreana.


O Tesouro norte-americano precisou, em comunicado, que "os indivíduos hoje sancionados são cidadãos norte-coreanos que operam na China, na Rússia, na Líbia e nos Emirados Árabes Unidos na sua qualidade de representantes de bancos norte-coreanos" nesses países.

"Em consequência da decisão de hoje, todos os bens e interesses das pessoas em causa serão bloqueados ou ficarão sob controlo dos Estados Unidos", indicou a mesma fonte.

Entre os bancos visados, figuram o Agricultural Development Bank, a Hana Banking Corporation, o International Industrial Development Bank e o Jinmyong Joint Bank.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.