Sábado – Pense por si

Dois naufrágios na Tailândia fazem dezenas de desaparecidos

05 de julho de 2018 às 18:33
As mais lidas

Passageiros de um iate foram resgatados com vida. Autoridades ainda procuram as 97 pessoas a bordo de um barco que naufragou nas proximidades da ilha de Hae.

Duas embarcações com mais de 120 pessoas a bordo naufragaram esta quinta-feira nas águas perto da ilha de Phuket, um dos destinos mais procurados pelos turistas no sul da Tailândia, e dezenas de pessoas estão desaparecidas, seguindo a imprensa local.

naufrágios tailândia
naufrágios tailândia
naufrágios tailândia
naufrágios tailândia
naufrágios tailândia
naufrágios tailândia
naufrágios tailândia
naufrágios tailândia

As autoridades tailandesas não divulgaram até ao momento números de vítimas ou desaparecidos, mas a imprensa local refere que pode haver dezenas de pessoas desaparecidas no mar, de acordo com a agência de notícias espanhola EFE. O governador de Phuket, Norapat Plodthong, disse que uma das embarcações afectadas foi o "Phoenix PD Diving", que levava 97 pessoas a bordo e naufragou nas proximidades da ilha de Hae, localizada a cerca de dez quilómetros de Phuket.

O segundo naufrágio ocorreu nas águas da ilha de Mai Ton, na mesma área, e a embarcação envolvida foi um iate com cerca de 30 pessoas a bordo. A agência de notícias francesa AFP informou que, de acordo com os serviços de socorro, o barco que estava nas proximidades da ilha de Hae naufragou e 20 pessoas estão desaparecidas.

Ainda segundo a AFP, todos os passageiros do iate Serenita, que naufragou próximo da ilha de Mai Ton, foram resgatados com vida. A Tailândia está em plena estação das monções, o período chuvoso que afecta esta região todos os anos entre Junho e Outubro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.