Burns é um antigo embaixador na Rússia e Jordânia que serviu no Departamento de Estado durante mais de 30 anos sob a presidências democratas e republicanas.
Sem oposição, o Senado norte-americano confirmou hoje o veterano diplomata William Burns como director da CIA, dando-lhe o controlo da principal agência de informações de segurança, quando os EUA enfrentam ameaças da China, Rússia ou Irão.
William BurnsReuters
A aprovação, por voto de voz, veio logo após o senador republicano do Texas Ted Cruz, ter levantado a objeção que tinha colocado sobre a nomeação.
Burns é um antigo embaixador na Rússia e Jordânia que serviu no Departamento de Estado durante mais de 30 anos sob a presidências democratas e republicanas.
Na sua audiência de confirmação, no mês passado, prometeu que entregaria informações "decobertas" à Casa Branca.
Na mesma audiência, descreveu a China como o "maior teste geopolítico" aos Estados Unidos e disse que a Rússia, embora uma potência mundial em declínio, continua a ser uma ameaça "perturbadora e potente".
Esta semana, as agências de informação divulgaram uma avaliação mostrando que a Rússia e o Irão tinham procurado influenciar o resultado das eleições presidenciais norte-americanas de 2020, mas que a China não interferiu.
Burns foi bem recebido pelos republicanos na sua audiência no Senado, mas a sua confirmação ficou retida por Cruz.
O senador disse que só levantaria as objeções quando a administração "cumprisse a sua obrigação legal de informar e sancionar navios e empresas" que estão a construir um novo gasoduto da Rússia a que os EUA se opõem.
Tal como a administração Trump, a administração Biden opõe-se ao gasoduto Nord 2 porque acredita que este irá prejudicar a segurança energética europeia, particularmente nos países da Europa Central e Oriental como a Ucrânia e a Polónia.
No mês passado, a administração acrescentou um conjunto de sanções a um navio russo e ao seu proprietário pelo trabalho no oleoduto.
Os principais legisladores republicanos consideraram a medida inadequada e exigiram uma ação mais enérgica.
Na quinta-feira, o Secretário de Estado Antony Blinken emitiu uma declaração considerando o oleoduto um mau acordo "com a intenção de dividir a Europa e enfraquecer a segurança energética europeia".
"O Departamento (de Estado) reitera o seu aviso de que qualquer entidade envolvida no gasoduto Nord Stream 2 corre o risco de sofrer sanções dos EUA e deve abandonar imediatamente os trabalhos no gasoduto", disse Blinken.
Pouco depois da declaração ter sido emitida, Cruz levantou a sua objeção a nomeação de Burns.
Diplomata William Burns confirmado como diretor da CIA
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres