NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Os taiwaneses verão em breve em ficção, numa série de 10 episódios, o que temem na realidade: como chegará a temida invasão da República Popular da China.
Primeiro, os pequeno sinais: helicópteros a levantar voo, um ferido grave recolhido num barco militar. Depois, as notícias: um avião Y8 chinês acaba de desaparecer no ar (ou assim parece) e como reação a China decreta um bloqueio total a Taiwan para permitir operações de busca e salvamento. Em Taiwan, toda a gente teme e percebe o que se passa. Seguem-se os passos seguintes: uma comunicação ao país do presidente em funções é hackeada em direto. Entram imagens de uma simpática apresentadora chinesa, que explica aos taiwaneses o que fazer caso se deparem com um soldado do exército chinês: levantar as mãos para mostrar que não carregam armas e entregar-se ao amistoso exército irmão. As representações diplomáticas tentam, sem saber como, operações de repatriamento dos seus cidadãos. As cadeias, infiltradas pela China, libertam os presos mais violentos, que atuam como milícias armadas, bloqueando estradas e rotas de fuga e disparando a matar. O sistema financeiro cracha. Em poucos dias, começam a faltar alimentos nas prateleiras. O presidente faz um apelo aos cidadãos: “Sem escolha, não há liberdade. Sem liberdade, não há Taiwan.” O discurso evoca Churchill: “Estaremos no oceano, no céu, nas costas, nos campos, nas altas montanhas nas cidades, defenderemos cada centímetros desta terra, porque carrega o suor e as lágrimas de todos nós.” A fuga é desesperada. Entre a multidão, um jovem decide ficar, volta para trás, apanha uma coluna do exército que passa. Num campo onde nada de via, surgem dezenas de soldados camuflados, que se levantam. Chegou o dia zero: o dia em que o Exército Popular da China invade Taiwan. Tudo isto é ficção, faz parte de um trailer de 17 minutos de uma série de 10 episódios, parcialmente financiada pelo governo taiwanês, e com estreia prevista para 2025. A ideia, dizem as autoridades, não é assustar, mas preparar a população para o que pode, realmente, acontecer.
Dia Zero, um alerta para a iminente invasão chinesa de Taiwan
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres