Sábado – Pense por si

Dia Zero, um alerta para a iminente invasão chinesa de Taiwan

Gabriela Ângelo com Maria Henrique Espada 04 de dezembro de 2024 às 23:00

Os taiwaneses verão em breve em ficção, numa série de 10 episódios, o que temem na realidade: como chegará a temida invasão da República Popular da China.

Primeiro, os pequeno sinais: helicópteros a levantar voo, um ferido grave recolhido num barco militar. Depois, as notícias: um avião Y8 chinês acaba de desaparecer no ar (ou assim parece) e como reação a China decreta um bloqueio total a Taiwan para permitir operações de busca e salvamento. Em Taiwan, toda a gente teme e percebe o que se passa. Seguem-se os passos seguintes: uma comunicação ao país do presidente em funções é hackeada em direto. Entram imagens de uma simpática apresentadora chinesa, que explica aos taiwaneses o que fazer caso se deparem com um soldado do exército chinês: levantar as mãos para mostrar que não carregam armas e entregar-se ao amistoso exército irmão. As representações diplomáticas tentam, sem saber como, operações de repatriamento dos seus cidadãos. As cadeias, infiltradas pela China, libertam os presos mais violentos, que atuam como milícias armadas, bloqueando estradas e rotas de fuga e disparando a matar. O sistema financeiro cracha. Em poucos dias, começam a faltar alimentos nas prateleiras. O presidente faz um apelo aos cidadãos: “Sem escolha, não há liberdade. Sem liberdade, não há Taiwan.” O discurso evoca Churchill: “Estaremos no oceano, no céu, nas costas, nos campos, nas altas montanhas nas cidades, defenderemos cada centímetros desta terra, porque carrega o suor e as lágrimas de todos nós.” A fuga é desesperada. Entre a multidão, um jovem decide ficar, volta para trás, apanha uma coluna do exército que passa. Num campo onde nada de via, surgem dezenas de soldados camuflados, que se levantam. Chegou o dia zero: o dia em que o Exército Popular da China invade Taiwan. Tudo isto é ficção, faz parte de um trailer de 17 minutos de uma série de 10 episódios, parcialmente financiada pelo governo taiwanês, e com estreia prevista para 2025. A ideia, dizem as autoridades, não é assustar, mas preparar a população para o que pode, realmente, acontecer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.