Sábado – Pense por si

Dezenas de golfinhos morrem após encalharem em praia de Cabo Verde

26 de setembro de 2019 às 12:56
As mais lidas

Adultos, juvenis e crias de baleias cabeça-de-melão não resistiram a processo de resgate de um grupo de 163 golfinhos que ficou preso na ilha da Boa Vista.

Um grupo com pelo menos 163 golfinhos encalhou terça-feira na ilha cabo-verdiana da Boa Vista, com o processo de resgate a revelar-se infrutífero, culminado com a morte de "dezenas" destes animais, confirmou à Lusa um ambientalista local.

O caso aconteceu na praia de Altar e envolve baleias cabeça-de-melão (golfinhos) que, no estado adulto, oscilam entre os dois a três metros de cumprimento.

"Com o apoio das organizações locais, de turistas, das autoridades e de empresas conseguimos devolver as baleias cabeça-de-melão ao mar. Mas voltaram a encalhar e muitas morreram. Falamos de dezenas, mas ainda estamos a fazer o levantamento na praia, que fica longe", explicou à agência Lusa Samir Martins, da associação ambientalista BIOS.CV, com sede na Boa Vista.

Segundo informação daquela organização, o grupo envolve adultos, juvenis e crias de baleias cabeça-de-melão. Nas operações de resgate estiveram envolvidas, desde terça-feira, mais de uma centena de pessoas, nomeadamente do Ministério da Agricultura e Ambiente, Autoridade Marítima, Polícia Nacional, organizações locais e mesmo empresas turísticas e clientes.

Não são conhecidos para já os motivos deste incidente.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres