Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Detido na Argentina um dos suspeitos do assassinato do candidato presidencial colombiano Miguel Uribe

As mais lidas

Brayan Castillo estava escondido em Buenos Aires, onde estava ilegal e já havia recebido uma ordem de deportação. Foi apanhado na terça-feira quando foi intimado a comparecer num tribunal por um caso de roubo.

Brayan Ferney Cruz Castillo, um dos acusados pela colombiano, Miguel Uribe Turbay, foi detido na terça-feira em Buenos Aires, Argentina, numa megaoperação liderada pela Interpol, informou o Ministério Público argentino citado pelo jornal .

Miguel Uribe
Miguel Uribe GDA via AP Images

O homem estava desaparecido desde o homicídio, que ocorreu a 7 de junho de 2025, e desde então que era alvo de um mandado de detenção internacional, que havia sido movido contra ele, por ser alegadamente um dos mentores do crime que levou à suspensão temporária da campanha eleitoral na Colômbia.

A Procuradoria de Corrientes, na Argentina, só começou a investigar uma possível entrada de Cruz Castillo em Buenos Aires em março, quando recebeu informações específicas que apontavam para a sua presença na capital argentina por parte das autoridades colombianas. Acabou detido na terça-feira, quando foi intimado a comparecer no tribunal de Buenos Aires por ter aceitado um acordo judicial num caso do roubo pelo qual havia sido condenado anteriormente.

Brayan Castillo encontra-se agora sob custódia das autoridades argentinas e aguarda por um pedido de extradição para a Colômbia.

O caso remonta a junho do ano passado quando Miguel Uribe Turbay, foi em Bogotá com dois tiros na cabeça. O candidato presidencial ainda esteve dois anos a lutar pela vida, mas acabou por morrer em agosto.

A morte de Turbay resultou na condenação de três membros de uma rede criminosa de Bogotá - que terá realizado esse ataque. A Procuradoria-Geral da República da Colômbia suspeita também que o grupo Segunda Marquetalia - liderado por Iván Márquez - estaria por detrás do grupo ao qual Cruz Castillo supostamente pertencia. 

Siga-nos no .        

Artigos Relacionados