O advogado dos 12 homens tailandeses disse que estes foram detidos em várias províncias esta semana por violarem a Lei de Crimes Informáticos.
A polícia tailandesa deteve 12 pessoas que partilharam uma publicação no Facebook sobre uma alegada violação de uma turista britânica que afirmou que as forças de segurança se recusaram a aceitar a queixa quando esta denunciou o crime.
O advogado dos 12 homens tailandeses, Winyat Chatmontree, disse na quinta-feira que estes foram detidos em várias províncias esta semana por violarem a Lei de Crimes Informáticos.
Os detidos enfrentam agora até cinco anos de prisão e multas por espalharem informações falsas e atentarem contra a segurança nacional.
A polícia negou ter recusado a queixa da britânica e explicou que a sua investigação concluiu que a alegação de ter sido violada na ilha de Koh Tao em Junho não era verdadeira.
A jovem de 19 anos, que voltou a Inglaterra, disse aos jornalistas que acredita ter sido drogada por alguém que colocou algo na sua bebida e que acordou depois numa praia após ter sido violada e roubada.
"Da nossa investigação inicial, concluímos e informámos o nosso comissário (...) que de momento não há provas ou testemunhas que provem que o incidente tenha ocorrido", disse o chefe da Polícia de Turismo, Surachet Hakpan, que liderou a investigação, durante uma conferência de imprensa na quinta-feira.
Koh Tao, embora popular entre os turistas estrangeiros, está ligada aos homicídios dos britânicos Hannah Witheridge e David Miller, que foram espancados até a morte numa das praias da ilha em 2014.
Esse caso ficou marcado também pela especulação de que os dois trabalhadores migrantes de Mianmar condenados e sentenciados à morte pelo crime eram apenas bodes expiatórios.
A Lei dos Crimes Informáticos foi criada para processar publicações do Facebook sobre a monarquia do país ou questões políticas, mas raramente para casos puramente criminais.
Detidas 12 pessoas por partilharem publicação sobre violação no Facebook
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.
Quem rasga as vestes pelo perigo que o Chega possa representar para o regime não pode colocar-se na mesma posição e tentar, do outro lado, subverter o amado regime para travar o Chega.