Justin Trudeau era um dos primeiros-ministros há mais tempo no poder no Canadá. Contudo, a sua popularidade começou a desmoronar-se há cerca de dois anos, devido à indignação pública relacionada com os altos preços e a escassez de habitação.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou esta segunda-feira (6) a renúncia à liderança do Partido Liberal (LPC), após nove anos no cargo. Tal implica a sua saída do cargo de primeiro-ministro.
REUTERS/Patrick Doyle
Esta segunda-feira, o jornal canadiano The Globe and Mail já havia avançado que esta demissão estaria para breve. A notícia acabou por ser confirmada pelo próprio numa entrevista coletiva dada pelas 10h45 locais (15h45 de Lisboa).
Apesar do seu afastamento, a renúncia de Justin Trudeau não será imediata. O primeiro-ministro deverá permanecer no cargo até que o seu partido escolha um substituto. Segundo a agência noticiosa Reuters, a escolha de um novo líder dos liberais de centro-esquerda poderá prolongar-se até três meses.
Sondagens mostram agora que os liberais poderão perder alguns votos para os conservadores da oposição, numa eleição que se deve realizar até ao final de outubro deste ano.
Justin Trudeau, de 53 anos, assumiu o cargo de primeiro-ministro em novembro de 2015 e foi reeleito duas vezes - tornando-se desta forma um dos primeiros-ministros mais antigos do Canadá. Contudo, a sua popularidade começou a desmoronar-se há cerca de dois anos, devido a uma indignação pública relacionada com os altos preços e a escassez de habitação.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.