Sábado – Pense por si

Vitória de Donald Trump confirmada no Congresso

O total de votos do Colégio Eleitoral foi lido por Kamala Harris: 312 para Trump e 226 para si própria.

A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas de novembro de 2024 foi esta segunda-feira confirmada oficialmente no Congresso, sede do poder legislativo, numa sessão sem incidentes presidida pela vice-presidente, Kamala Harris.

A certificação da vitória do candidato republicano teve lugar numa sessão no dia em que se completam quatro anos desde o ataque ao Capitólio por apoiantes de Donald Trump para tentarem bloquear a confirmação da vitória do então candidato democrata Joe Biden, agora Presidente cessante.

O total de votos do Colégio Eleitoral foi lido por Kamala Harris: 312 para Trump e 226 para si própria, com a vice-presidente a certificar assim a sua própria derrota e a vitória do candidato republicano.

REUTERS/Evelyn Hockstein
Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.