Ministro da saúde dinamarquês afirma que a decisão acontece "por precaução", depois da morte de uma enfermeira na Áustria após ser vacinada com o mesmo lote da vacina da AstraZeneca, distribuída por 17 países da UE. Portugal não estava incluído.
A Dinamarca tornou-se esta quinta-feira no sexto país da União Europeia a suspender a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, após casos de coagulação sanguínea na Áustria terem resultado na morte de uma enfermeira de 49 anos vacinada e noutra enfermeira, de 35 anos, igualmente vacinada com o mesmo lote da vacina da farmacêutica anglo-sueca.
Nas redes sociais, o ministro da Saúde dinamarquês, Magnus Heunicke, confirmou a suspensão. "As autoridades de saúde, por precaução, suspenderam a vacinação com a vacina da AstraZeneca após um sinal de um possível efeito colateral sério na forma de coágulos sanguíneos fatais. Atualmente não é possível concluir que haja uma relação. Agimos cedo, mas é necessário realizar uma investigação minuciosa", escreveu.
A vacina será assim suspensa durante 14 dias, apontaram autoridades de saúde, não avançando detalhes sobre pacientes dinamarqueses que tenham experienciado coágulos no sangue após serem vacinados.
Sundhedsmyndighederne har af forsigtighedshensyn sat vaccination med AstraZeneca i bero efter signal om en mulig alvorlig bivirkning i form af dødelige blodpropper. Det kan pt ikke konkluderes, om der er en sammenhæng. Vi handler tidligt, det skal undersøges grundigt #COVID19dk
Esta quarta-feira, depois do anúncio dos casos na Áustria, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse não existir qualquer prova e que provavelmente a vacina da AstraZeneca não esteve por detrás das doenças e da causa de morte.
As vacinas faziam parte de um lote específico de um milhão de doses da AstraZeneca, que foi distribuído a 17 países europeus. No domingo, o Infarmed avançou que o lote ABV 5300 "não foi rececionado nem distribuído em Portugal".
Além da Áustria, outros quatro países - Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia - suspenderam o uso da vacina da AstraZeneca, ficando à espera da investigação conduzida pelo Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da EMA.
Até esta terça-feira, dois outros casos de formação de coágulos no sangue foram identificados em pacientes que receberam uma dose do mesmo lote de vacinas da AstraZeneca, o que representa quatro dos 22 casos de tromboembolia reportados pela EMA.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.