Foi decretado o isolamento da cidade de Kaesong, na sua fronteira com o Sul, após detetar um caso suspeito do novo coronavírus.
A Coreia do Norte declarou hoje "emergência sanitária máxima" devido à pandemia de covid-19, decretando o isolamento da cidade de Kaesong, na sua fronteira com o Sul, após detetar um caso suspeito, o primeiro anunciado pelo regime.
Trata-se de um cidadão norte-coreano que se havia mudado para a Coreia do Sul há três anos e que terá regressado ao país depois de "atravessar ilegalmente", na semana passada, a fronteira militarizada que separa os dois países, anunciou hoje a agência estatal norte-coreana KCNA.
Este cidadão foi, entretanto, colocado em "quarentena rigorosa", após os testes médicos realizados terem tido "resultados incertos", segundo a agência estatal, que revela que as pessoas em contacto com esta pessoa também foram isoladas e testadas.
Após a deteção deste caso suspeito, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, presidiu a uma reunião da direção do Partido dos Trabalhadores no sábado, na qual foi decidido "bloquear completamente" a cidade de Kaesong e colocar em isolamento os diferentes distritos da província limítrofe do sul.
Nesse encontro, Kim Jong-un decidiu, também, decretar "emergência máxima" devido à pandemia de covid-19, após o "estado de emergência contra a epidemia" na Coreia do Norte.
Na ocasião, Kim Jong-un vincou que "apesar das intensas medidas de combate à pandemia implementadas em todas as áreas e do encerramento rigoroso de todas as entradas durante os últimos seis meses, registou-se uma situação crítica em que o vírus agressivo poderá ter sido introduzido no país".
Com o alerta a subir de tom, o regime deu, ainda, instruções sobre as "ações e medidas organizacionais" a serem implementadas nos vários organismos do Partido e instituições de saúde e segurança nacional, de acordo com a KCNA.
Além disso, as forças militares estão a investigar os detalhes do incidente.
Covid-19: Coreia do Norte declara “emergência sanitária máxima”
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.