Sábado – Pense por si

Covid-19: Berlusconi a reagir favoravelmente a tratamento

06 de setembro de 2020 às 12:41
As mais lidas

Médico lembrou que, apesar da evolução favorável, o ex-primeiro-ministro italiano pertence a um grupo de risco, dada a sua idade e patologias anteriores.

O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, infetado com o novo coronavírus, está a reagir bem aos tratamentos, depois de ter sido hospitalizado na quinta-feira, informaram hoje os médicos do Hospital San Raffaele, em Milão.

"O paciente está tranquilo e a reagir de forma regular aos tratamentos", precisou o médico Alberto Zangrillo, responsável pelo tratamento de Berlusconi, lembrando que, apesar da evolução favorável, o ex-primeiro-ministro italiano pertence a um grupo de risco, dada a sua idade e patologias anteriores.

"A evolução é regular", referiu o médico assistente, acrescentando que a fase é "delicada", o que o levou a reiterar "um otimismo cauteloso" e a não "reclamar já vitória", tendo em conta que a idade de Sílvio Berlusconi o coloca na categoria de pacientes mais frágeis à infeção pelo novo coronovírus.

Sílvio Berlusconi, que fará 84 anos dentro de três semanas, revelou na passada quarta-feira que tinha sido diagnosticado com covid-19. Também dois dos seus filhos, Barbara, de 36 anos, e Luigi, de 31, bem como a sua nova companheira, Marta Fascina, de 30 anos, tiveram resultados positivos nos respetivos testes para diagnóstico da presença do vírus SARS-CoV-2.

Itália continua a ser o segundo país da Europa, a seguir ao Reino Unido, com maior número de mortes associadas à covid-19, registando 35.534 mortos, (mais 16 que na véspera) e mais de 276 mil casos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.