Sábado – Pense por si

Como enriqueceu Roman Abramovich, o oligarca "português"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 22 de março de 2022 às 07:00

Cresceu órfão e aproveitou o colapso da URSS para enriquecer. Admitiu ter viciado leilões para comprar empresas ao estado russo e é próximo de Vladimir Putin.

O homem com nacionalidade portuguesa mais rico do mundo é Roman Abramovich, o oligarca russo que é dono do Chelsea. De acordo com a organização sem fins lucrativos Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), a riqueza de Abramovich estava avaliada em cerca de 12,3 mil milhões de euros em março de 2022, antes das sanções contra a Rússia e os seus milionários terem entrado em vigor. Mas como conseguiu um órfão enriquecer a este ponto? A resposta foi dada pelo mesmo em tribunal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.