Porta-voz da Comissão Europeia garante que serão prestados todos os esclarecimentos para o inquérito hoje avançado pela provedora da justiça europeia à ida de Durão Barroso para chairman da Goldman Sachs
A provedora de justiça da Comissão Europeia (CE) pediu mais esclarecimentos sobre o processo de saída de Durão Barroso e porta-voz já confirmou. "Todas as respostas serão dadas", disse hoje Margaritis Schinas.
Depois de ter sido apresentada uma queixa contra a passagem de Durão Barroso da presidência da Comissão Europeia para Chairman da Goldman Sachs, hoje a agência Lusa divulgou a carta em que Emily O’Reilly, provedora de justiça da CE, exige acesso a toda a documentação utilizada pelo comité de Ética para formular o parecer em que defendeu, em Outubro do ano passado, que Barroso não violara qualquer regra, mesmo que tivesse mostrado falta de "sensatez" que o cargo desempenhado exigia.
"O Presidente [da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker] e o Colégio [de Comissários] reagiram a este caso de uma maneira muito pública, muito institucional, propondo uma revisão importante ao Código de Conduta", lembrou Schinas. "Esta é para nós a maneira mais pública, clara e transparente de nos posicionarmos perante a decisão do antigo presidente desta casa de integrar a Goldman Sachs", disse a porta-voz antes de deixar a garantia: "Todas as respostas serão dadas de forma apropriada e no momento adequando."
Na carta hoje divulgada pela agência Lusa, O’Reilly responde aos queixosos que desde Junho exigiam mais informações sobre a mudança de carreira do ex-primeiro-ministro português. "Vou informar os queixosos que a sua queixa é admissível e que decidi inquirir sobre a mesma", lê-se na carta dirigida a Jean Claude Juncker, de 24 de Fevereiro.
Recorde-se que logo após a entrada de Barroso na Goldman Sachs, Juncker sugeriu a revisão do código de conduta aplicável aos líderes europeus de forma a que o período de nojo, que impede a entrada em novas funções no sector privado de dirigentes europeus, fosse alargado dos actuais 18 meses para três anos. Agora, O’Reilly confirmou a abertura do inquérito, questiona o sucessor de Barroso na liderança da Comissão Europeia sobre a ausência de uma tomada de "decisão formal" e até sugere um prazo para a consulta da documentação: a última semana de Março.
Comissão promete “todas as respostas” sobre Barroso
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato