Sábado – Pense por si

Ciclone ameaça península Arábica após deixar rasto de destruição no Iémen

25 de maio de 2018 às 07:42
As mais lidas

Cerca de 150 famílias tiveram de ser retiradas do arquipélago iemenita, devido à passagem do Mekunu, o primeiro ciclone tropical deste ano no oceano Índico norte.

O ciclone Mekunu deverá atingir a península Arábica este fim-de-semana de forma "extremamente severa", avisaram hoje meteorologistas indianos.

Na quarta-feira, a passagem do Mekunu pelas ilha Socotra, ao largo do Iémen, resultou no desaparecimento de 17 pessoas, além se terem registado danos materiais.

Os meteorologistas, que estão a acompanhar o ciclone, prevêem rajadas de vento superiores a 180 quilómetros por hora, sendo expectável que atinja na manhã de sábado a península Arábica perto de Salalah, a terceira maior cidade de Omã, onde residem 200 mil pessoas.

O Sultanato de Omã, que faz fronteira com o Iémen e com o mar da Arábia, já tinha anunciado ter tomado as devidas precauções caso o ciclone viesse a atingir o país.

Na quarta-feira, cerca de 150 famílias tiveram de ser retiradas do arquipélago iemenita, devido à passagem do Mekunu, o primeiro ciclone tropical deste ano no oceano Índico norte, indicaram fontes oficiais iemenitas.

O Iémen pediu então ajuda a associações humanitárias e à coligação militar liderada pela Arábia Saudita.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.