Sábado – Pense por si

Casa onde nasceu Hitler demolida para acabar com peregrinações

17 de outubro de 2016 às 17:32
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Para que o projecto se concretize, o governo tem ainda de concluir o processo de expropriação da casa situada no centro de Braunau-am-Inn, na fronteira com a Alemanha

O governo austríaco anunciou, esta segunda-feira, que a casa onde Adolf Hitler nasceu, no norte da Áustria, será demolida e substituída por um "novo edifício", acabando com anos de uma batalha jurídica sobre o local que atrai regularmente neonazis. 

"A casa de Hitler vai ser destruída. As fundações poderão ser conservadas, mas será construído um novo edifício", declarou Wolfgang Sobotka ao diário austríaco Die Presse, indicando que a nova construção poderá ter uma utilização "caritativa ou administrativa".

Para que o projecto se concretize, o governo tem ainda de concluir o processo de expropriação da casa situada no centro de Braunau-am-Inn, na fronteira com a Alemanha, precisou à agência France Presse um porta-voz do Ministério do Interior.

Um projecto de lei de expropriação da proprietária foi redigido em Julho para que o Estado austríaco recupere o bem e evite o perigo da casa se tornar um local de romagem nazi. A data de apresentação do projecto de lei no parlamento ainda não é conhecida.

A grande casa de fachada amarela, onde Hitler nasceu a 20 de Abril de 1889, está vazia desde 2011, data em que o governo se envolveu numa batalha judiciária com a atual proprietária, Gerlinde Pommer, uma habitante da cidade cuja família possui o imóvel há mais de um século.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.