Michel Barnier disse esta terça-feira no Luxemburgo que ainda é possível alcançar esta semana um entendimento com o Reino Unido para que aconteça um Brexit ordenado.
Barnier, que tem sempre produzido declarações pessimistas sobre a evolução das negociações, afirmou que "mesmo que alcançar um acordo seja cada vez mais difícil, ainda é possível que tal aconteça esta semana".
Para tal, disse o negociador da União Europeia, Londres tem de "transformar as boas intenções numa lei".
Barnier repetiu que "alcançar um acordo ainda é possível" e alertou que "qualquer que seja o acordo tem que ser bom para todos na União Europeia e no Reino Unido".
A curta declaração de Barnier foi o suficiente para animar os mercados, já que as negociações que decorreram no fim de semana não foram produtivas.
As negociações entre o Reino Unido e a União Europeia terão agora de acelerar, para que seja possível chegar a um entendimento até à próxima quinta-feira, dia em que se dá início à cimeira europeia. Um acordo entre as partes teria de ser aprovado pelos líderes europeus nesse encontro e depois ratificado pelo parlamento britânico no dia 19 de outubro.
Se assim for, o Reino Unido deixará o bloco a 31 de outubro com medidas para minimizar as perturbações decorrentes do divórcio. Se não for alcançado um acordo, o Reino Unido enfrenta, pelo contrário, um futuro mais incerto – o parlamento dará início a uma batalha para adiar o Brexit, enquanto Johnson pressionará por uma saída sem acordo no final do mês.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.