Os brasileiros apelam ao Governo português para que reconheça ilegitimidade do Presidente do Brasil. A iniciativa decorreu um dia antes da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Uma dezena e meia de cidadãos brasileiros manifestaram-se este domingo em Lisboa contra o Presidente do Brasil e apelaram ao Governo português para que se junte "a outras vozes" que não reconhecem a legitimidade de Michel Temer.
Os manifestantes, que estavam de olhos vendados com uma faixa preta, exibiam uma outra faixa onde podia ler-se "Golpe nunca mais" e gritavam "Fora Temer". "A ideia [deste protesto] é levantar a consciência global e estamos articulados com outras pessoas, não só brasileiros, mas que se sensibilizaram pela causa democrática, e que também têm lutado em outras capitais europeias", disse o activista Caio Novais à agência Lusa.
Caio Novais, que integra a Frente Democrática Brasileira de Lisboa, sublinhou ainda que um segundo objectivo desta iniciativa, que decorreu na Praça do Rossio, em Lisboa, "é chamar a atenção, principalmente, do Governo português para que se junte a outras vozes de outros países que também não reconhecem este Governo ilegítimo que agora toma conta do Brasil".
Esta iniciativa ocorreu um dia antes da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à margem da qual Michel Temer recebe em audiência o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Michel Temer tomou posse a 31 de Agosto último, substituindo Dilma Roussef no cargo, depois de esta ter sido condenada por ter assinado três decretos de créditos suplementares em 2015 sem autorização do Congresso e por ter usado dinheiro de bancos públicos em programas do Tesouro, realizando manobras contabilísticas, as popularmente chamadas "pedaladas fiscais".
Brasileiros manifestaram-se em Lisboa contra Temer
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.