Covid-19 foi responsável "por um quinto de todas as mortes registadas" no país e por "um terço de todas as mortes relacionadas a complicações durante o parto" entre mulheres jovens.
Pelo menos 40.830 crianças e adolescentes perderam as suas mães em consequência da covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil, segundo um estudo divulgado esta segunda-feirapela estatal Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
REUTERS / Mariana Greif
A pesquisa indica que a covid-19 foi responsável "por um terço de todas as mortes relacionadas a complicações durante o parto" entre mulheres jovens, o que representa um aumento de 37% nas taxas de mortalidade materna no Brasil em relação a 2019.
"Por cada mil bebés nascidos vivos, uma mãe morreu no Brasil nos dois primeiros anos da pandemia", disse Cristiano Boccolini, um dos autores do estudo, conduzido pela Fiocruz e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O estudo, publicado na semana passada na revistaArquivos de Saúde Pública,foi feita a partir do cruzamento de dados das mortes por covid-19 notificadas oficialmente em 2020 e 2021, com os do sistema de informação sobre nascidos vivos entre 2003 e 2020.
Os investigadores também concluíram que, em 2020 e 2021, a covid-19 foi responsável "por um quinto de todas as mortes registadas no Brasil" (19%). O pico da pandemia ocorreu em março de 2021, com uma média de cerca de 4.000 mortes diárias.
"A faixa etária de 40 a 59 anos teve a maior proporção de vítimas da covid-19, em relação à mortalidade por outras causas. Nesse grupo, um em cada quatro brasileiros que morreram em 2020 e 2021" foi devido a causas "relacionadas com a covid-19", afirmou Boccolini.
Por tudo isto, os investigadores consideram que, "tendo em conta a crise sanitária e económica instalada no país, com o regresso da fome" e "a crescente fila de entrada em programas sociais", é "urgente" mobilizar a sociedade para a proteção da infância, com "atenção prioritária" aos órfãos da pandemia.
O estudo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Bill e Melinda Gates e pela Fiocruz.
Desde o início da pandemia de covid-19, há quase três anos, o Brasil acumula 36.124.337 infeções e 692.743 mortes ligadas à doença, sendo um dos países do mundo mais afetados pela pandemia, segundo dados oficiais.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.