Sábado – Pense por si

Biden confirma-se como candidato democrata para enfrentar Trump

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos assegurou este sábado os últimos delegados necessários para garantir a candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata.

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden conquistou nesta sexta-feira os últimos delegados necessários para garantir a candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata.

Joe Biden assegurou formalmente a nomeação presidencial democrata para as eleições de novembro, onde irá encontrar atual Presidente, Donald Trump, que se recandidata para um segundo mandato e que se apresenta num cenário sem precedentes de pandemia, colapso económico e agitação civil.

"Foi uma honra competir ao lado de um dos grupos de candidatos mais talentosos que o Partido Democrata já teve", disse Biden na noite de sexta-feira.

"Tenho orgulho em dizer que estamos a ir para esta eleição geral como um partido unido", sublinhou.

Biden ganhou até agora 1.993 delegados (precisava de 1.991), estando ainda agendadas votações em oito estados e três territórios norte-americanos.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.