Sábado – Pense por si

Bastidores: As grandes lições dos números

Rui Hortelão
Rui Hortelão 16 de setembro de 2015 às 17:09

Quando tantos, por razões óbvias, discutem a relação entre as investigações jornalísticas e judiciais, a Câmara de Cascais acaba de dispensar dois dirigentes implicados em suspeitas, reveladas em primeira mão pela SÁBADO, a 4 de Dezembro

David Lopes falava com paixão do novo projecto que a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) ia lançar daí a meses – a Pordata Kids – e da vinda de Hans Rosling a Portugal. Não foi difícil deixar-me contagiar pela ideia de criar uma base de dados destinada a crianças que os adultos também podem utilizar e de ouvir ao vivo um dos maiores gurus mundiais da estatística e da forma como se comunica através dos números. A conversa derivou, depois, para outros temas, mas eu continuava a arrumar as muitas ideias que tinha na cabeça para tentar avançar uma proposta concreta de parceria entre a SÁBADO e a FFMS. Quase no fim do almoço, voltei ao tema e sugeri uma parceria que permitisse traçar um grande retrato de Portugal, através dos dados da Pordata e de análises qualificadas aos mesmos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.