Sábado – Pense por si

Baltimore. Ponte podia não estar dimensionada para navios de grande porte

Luana Augusto
Luana Augusto 26 de março de 2024 às 20:33

Ainda que a estrutura metálica tivesse apenas 56 metros de altura, engenheiro civil aponta que deveria ter havido "uma maior proteção à volta dos pilares".

Eram 1h27 da manhã (5h27, em Lisboa), quando um navio de carga com quatro mil toneladas - de seu nome Dali - e que seguia em direção ao Sri Lanka, embateu contra a Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos. Ainda que fosse de magrugada, circulavam no tabuleiro da ponte pelo menos sete viaturas, tendo-se registado até ao momento um óbito, havendo ainda seis desaparecidos. Agora o incidente deixa uma questão: seria o navio demasiado pesado, ao ponto de ser capaz de fazer colapsar uma ponte, ou a estrutura é que seria demasiado fraca?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.