Sábado – Pense por si

Ayman Al-Zawahiri, a sombra de Bin Laden

Cátia Bruno 10 de setembro de 2021 às 21:00

O saudita tinha os meios. Ayman Al-Zawahiri, médico de formação, possuía a estrutura logística, a base ideológica e a marca de anos de tortura nas prisões do Egito. Juntos criaram a Al-Qaeda.

"As fotografias de infância de Ayman mostram-no com uma cara arredondada, um olhar desconfiado e uma boca séria e sem sorriso. Era um rato de biblioteca e odiava desportos de contacto – considerava-os ‘desumanos’, segundo o seu tio Mahfouz. Era devoto desde cedo e ia frequentemente às orações da mesquita Hussein Sidki." É assim que Lawrence Wright, um dos jornalistas que investigou mais a fundo a história da Al Qaeda, descreve Ayman al-Zawahiri em criança no livroA Torre do Desassossego.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.