Sábado – Pense por si

Antigo líder da maior comunidade cristã do Líbano morreu hoje aos 98 anos

12 de maio de 2019 às 11:35
As mais lidas

Nasrallah Pierre Sfeir, que completaria 99 anos na próxima semana, tornou-se em 1986 o líder da maior comunidade cristã no Líbano, num país devastado por uma guerra civil com motivações religiosas.

O antigo cardeal libanês e líder da igreja maronita, Nasrallah Pierre Sfeir, morreu este domingo aos 98 anos, depois de liderar a maior comunidade cristã no Líbano.

O patriarca, que completaria 99 anos na próxima semana, morreu hoje depois de "vários dias de tratamento intensivo", refere um comunicado da Igreja Maronita.

Em 1986, o bispo Sfeir tornou-se o líder da maior comunidade cristã no Líbano, num país devastado por uma guerra civil com motivações religiosas.

Foi nomeado cardeal em 1994 pelo papa João Paulo II, tendo apresentado a sua renúncia ao Vaticano em 2011, aos 90 anos, por motivos de saúde.

O seu sucessor, o cardeal Béchara Boutros Rahi, classifica Sfeir como um "ícone" e um "pilar da nação".

"A Igreja Maronita e o Líbano estão de luto", acrescentou Rahi numa nota emitida pela agência de notícias ANI.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.