Sábado – Pense por si

Alemanha lança operações contra círculos islâmicos por suspeitas de preparação de atentado

14 de janeiro de 2020 às 09:48
As mais lidas

As buscas visam “pessoas de origem chechena” ligadas a “grupos islâmicos”, segundo o procurador-geral de Berlim. As operações estão a decorrer em Berlim, mas também nos estados de Brandemburgo, Turíngia e Renânia do Norte-Vestfália.

Várias operações policiais estão a decorrer na manhã desta terça-feira na Alemanha em "círculos islâmicos", por se suspeitar que está a ser planeado um ataque no país, anunciou o gabinete do procurador-geral de Berlim.

As buscas visam "pessoas de origem chechena" ligadas a "grupos islâmicos", disse o promotor na rede social Twitter, salientando que as "operações ainda estão a decorrer".

As operações estão a decorrer em Berlim, mas também nos estados de Brandemburgo, Turíngia e Renânia do Norte-Vestfália.

As autoridades alemãs estão em alerta para a ameaça islâmica que paira sobre o país desde o ataque com um camião no mercado de Natal, que foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou 12 pessoas em dezembro de 2016 em Berlim.

O autor, o tunisino Anis Amri, fugiu, mas chegou a ser baleado pela polícia italiana em Milão.

Desde então, as autoridades alemãs evitaram nove tentativas de ataque, incluindo duas em novembro de 2019, segundo dados do Departamento Federal de Polícia Criminal.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.