Sábado – Pense por si

Alemanha diz ter pandemia de covid-19 "sob controlo"

Ministro da Saúde alemão afirmou que a pandemia está atualmente "sob controlo" e que o número de contágios diminuiu significativamente.

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, afirmou hoje que a pandemia da covid-19 está atualmente "sob controlo" no país e que o número de contágios diminuiu significativamente.

"Podemos dizer que conseguimos passar do crescimento dinâmico [do número de contágios] para o linear, já que a taxa de infeção diminuiu significativamente", explicou o ministro em conferência de imprensa, adiantando que a Alemanha já testou cerca de 1,7 milhões de pessoas até o momento.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?