Sábado – Pense por si

SIGA-NOS NO WHATSAPP
Não perca as grandes histórias da SÁBADO

Alemanha detém dois suspeitos de planearem ataque ao parlamento sueco

Andreia Antunes
Andreia Antunes 19 de março de 2024 às 16:26
As mais lidas

O alegado ataque consistia em matar agentes da polícia e outras pessoas com armas de fogo. Suspeitos serão presentes a juiz entre hoje e amanhã.

A Alemanha deteve esta terça-feira dois suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico, por alegadamente terem planeado um ataque ao parlamento sueco em retaliação pela queima de exemplares do Alcorão no país.

REUTERS/Khalid Al-Mousily

Ibrahim MG e Ramin N, dois cidadãos afegãos, foram detidos na cidade de Gera, no leste da Alemanha, por suspeita de planearem o ataque, informou o Ministério Público alemão.

O alegado ataque consistia em matar agentes da polícia e outras pessoas com armas de fogo no parlamento sueco, em Estocolmo. Os suspeitos pesquisaram o local na internet e tentaram repetidamente obter armas de fogo, embora não o tivessem conseguido, de acordo com as autoridades germânicas.

Ambos aderiram à facção do Estado Islâmico da região de Khorasan – um ramo do grupo terrorista – em 2023 e recolheram donativos de cerca de 2 mil euros para a organização – fundos que se destinavam a ajudar membros presos no norte da Síria.

Ibrahim MG e Ramin N serão apresentados esta terça e quarta-feira a um tribunal que irá decidir se os mantém em prisão preventiva.

A Suécia foi abalada por uma série de ataques no ano passado. Em causa estiveram confrontos entre grupos anti-imigração que queimaram exemplares do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, em público, tendo desencadeado ataques de revolta por parte da comunidade islâmica. A embaixada sueca no Iraque chegou a ser vandalizada.

Artigos Relacionados