Sábado – Pense por si

Alemanha detém dois suspeitos de planearem ataque ao parlamento sueco

Andreia Antunes
Andreia Antunes 19 de março de 2024 às 16:26
As mais lidas

O alegado ataque consistia em matar agentes da polícia e outras pessoas com armas de fogo. Suspeitos serão presentes a juiz entre hoje e amanhã.

A Alemanha deteve esta terça-feira dois suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico, por alegadamente terem planeado um ataque ao parlamento sueco em retaliação pela queima de exemplares do Alcorão no país.

REUTERS/Khalid Al-Mousily

Ibrahim MG e Ramin N, dois cidadãos afegãos, foram detidos na cidade de Gera, no leste da Alemanha, por suspeita de planearem o ataque, informou o Ministério Público alemão.

O alegado ataque consistia em matar agentes da polícia e outras pessoas com armas de fogo no parlamento sueco, em Estocolmo. Os suspeitos pesquisaram o local na internet e tentaram repetidamente obter armas de fogo, embora não o tivessem conseguido, de acordo com as autoridades germânicas.

Ambos aderiram à facção do Estado Islâmico da região de Khorasan – um ramo do grupo terrorista – em 2023 e recolheram donativos de cerca de 2 mil euros para a organização – fundos que se destinavam a ajudar membros presos no norte da Síria.

Ibrahim MG e Ramin N serão apresentados esta terça e quarta-feira a um tribunal que irá decidir se os mantém em prisão preventiva.

A Suécia foi abalada por uma série de ataques no ano passado. Em causa estiveram confrontos entre grupos anti-imigração que queimaram exemplares do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, em público, tendo desencadeado ataques de revolta por parte da comunidade islâmica. A embaixada sueca no Iraque chegou a ser vandalizada.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.