Sábado – Pense por si

A mais pequena fronteira do mundo tem 85 metros

Tânia Pereirinha 19 de fevereiro de 2017 às 08:00

Vélez de la Gomera foi asilo para leprosos e prisão, e tem a fronteira mais pequena do mundo. De um lado do cordão azul de 85 metros, meio enterrado na areia, fica o continente africano – Marrocos. Do outro, um enclave espanhol

Durante centenas de anos foi uma ilha, tomada pelos espanhóis, reconquistada logo a seguir, re-reconquistada tempos depois para se transformar numa grandiosa fortificação, mais um dos enclaves da coroa de Espanha do lado marroquino do Mediterrâneo (ainda hoje, em 2016, há mais: Ceuta, Melilla, Rochedo de Alhucemas e Ilhas Chafarinas). Entretanto, em 1930, um terramoto fez emergir a faixa de terra pedregosa que hoje une o Rochedo de Vélez de la Gomera ao continente africano. E obrigou a que fosse ali erigida uma fronteira de facto, em forma de corda azul, com apenas 85 metros de largura.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.