Sábado – Pense por si

24 mortos em descarrilamento de comboio na Turquia

Descarrilou na região de Tekirdag, no noroeste da Turquia, um comboio que transportava 360 passageiros.

Pelo menos 24 pessoas morreram e outras 73 ficaram feridas num descarrilamento de um comboio de passageiros ocorrido hoje na região de Tekirdag, no noroeste da Turquia, avançou a televisão pública TRT Haber, citando o Ministério da Saúde, Recep Akdag.

O comboio que transportava 360 passageiros era proveniente de Kapikule, na fronteira com a Bulgária, e tinha como destino Istambul, de acordo com as novas informações.

"O acidente aconteceu por causa das más condições meteorológicas", explicou o governador da região de Tekirdag, Mehmet Ceylan, citado pelas agências internacionais.

Segundo as novas informações relacionadas com o incidente, seis dos vagões da composição saíram dos carris.

Inicialmente, a agência noticiosa estatal turca Anadolu disse que tinham sido cinco vagões.

O canal de notícias CNN Turk chegou a avançar que o acidente tinha sido causado por uma ponte em colapso.

Mais de 100 ambulâncias foram destacadas para o local, acrescentou o canal TRT Haber.

O gabinete do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse, entretanto, que o chefe de Estado -- que inicia na segunda-feira um novo mandato de cinco anos com os poderes presidenciais reforçados --, foi informado da situação pelos ministros dos Transportes e do Interior.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.