Sábado – Pense por si

Bola oficial do Mundial 2018 vai viajar até ao espaço

A viagem da bola "que estará, provavelmente, em campo no jogo inaugural" vai acontecer esta quarta-feira.

A bola de futebol oficial do Mundial 2018 irá viajar na quarta-feira para a Estação Espacial Internacional (ISS) na nave russa Soyuz, que partirá da estação cazaque de Baikonur, anunciou esta terça-feira o comandante da missão.

"Levaremos connosco a bola que estará, provavelmente, em campo no jogo inaugural [do Mundial2018]", afirmou o astronauta Oleg Artemiev numa conferência de imprensa em Baikonur.

O astronauta acrescentou ainda que a bola regressará à Terra com o seu colega Antón Shkaplerov, que se encontra na ISS desde Dezembro de 2017.

Além da bola, os astronautas levarão ao espaço a mascote oficial do Mundial2018, o lobo Zabikava.

Armitev prometeu também que a tribulação da ISS não perderá os jogos do campeonato mundial, apesar de terem bastante trabalho na plataforma digital.

"Não os vamos perder, vamos assistir aos jogos. Os técnicos de comunicação dos Estados Unidos permitiram-nos seguir o torneio, mas não vamos assistir a nenhum jogo em tempo real, veremos depois a gravação", explicou.

A nave Soyuz MS-08, que transportará para a estação Armitev e os astronautas da NASA Andrew Feustel e Richard Arnold, irá descolar esta quarta-feira, às 17h45, da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.