Sábado – Pense por si

135 manifestantes pelo clima detidos em Londres e Madrid

07 de outubro de 2019 às 15:34
As mais lidas

Sarah Lasenby, de 81 anos, disse que é "imperativo que o governo tome medidas serias e pressione outros estados para reduzir radicalmente o uso de combustíveis fósseis".

A polícia londrina deteve hoje 135 manifestantes do movimentoExtinction Rebellionque tentaram bloquear uma estrada na capital, Londres, com protestos peloclimaidênticos em várias capitais europeias.

Uma das manifestantes detidas, Sarah Lasenby, de 81 anos, disse àAssociated Press, que é "imperativo que o governo tome medidas serias e pressione outros estados e poderes para reduzir radicalmente o uso de combustíveis fósseis".

No protesto, que decorreu junto ao Ministério da Defesa doReino Unido, tambores marcaram passo com os manifestantes que arrancaram para duas semanas de iniciativas que visam interromper o ritmo da cidade em protesto contra as políticas ambientais seguidas até agora.

Em Madrid, 33 foram detidos e três ficaram presos por desobediência aos agentes da polícia de choque que intervieram num protesto em que tentaram interromper uma estrada.

Durante alguns instantes, esta manhã, algumas dezenas de ativistas acorrentaram-se uns aos outros e à estrutura de um viaduto sobre o Paseo de la Castellana.

Centenas de outros membros do movimento acamparam à porta do Ministério da Transição Ecológica.

A onda de ações de protesto semelhantes chegou também a Berlim e Amsterdão.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.